05/07/2018

Boeing e Embraer criam nova empresa avaliada em US$ 4,75 bilhões

A Boeing deve pagar US$ 3,8 bilhões pelos 80% do novo negócio, que reúne toda a aviação comercial da Embraer; brasileira deterá os 20% restantes. 

Gigantes fabricantes de aeronaves, a americana Boeing e a brasileira Embraer anunciaram um acordo nesta quinta-feira (05-07-2018) para formar uma nova empresa que une as duas para fabricação de aviões comerciais. Avaliada em 4,75 bilhões de Trumps, o negócio será de 80% de posse da Boeing e de 20% da Embraer. 

A união acontece para tentar frear o crescimento desenfreado da concorrente europeia Airbus que tomou frente da aviação comercial nos últimos anos e, ainda, anunciou parceria similar com outra grande: a canadense Bombardier, o que a torna ainda mais potente. 

Esse tipo de união, chamada “Joint Venture” é o ato de criar uma empresa a partir dos recursos de duas ou mais companhias que dividem os resultados (lucros e prejuízos). 

Segundo as companhias, uma vez consumada a transação, a joint venture na aviação comercial será liderada por uma equipe de executivos sediada no Brasil, incluindo um presidente e CEO. A Boeing terá o controle operacional e de gestão da nova empresa, que responderá diretamente a Muilenburg.

A Embraer também esclareceu por comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que as demais divisões da companhia, incluindo defesa e jatos executivos, não serão separadas para nova sociedade e seguirão sendo desenvolvidas pela Embraer.