28/02/2021

Como os pilotos sabem pra onde vão após o pouso? A carta ADC!

     Já se perguntou como o piloto de uma aeronave te leva ao seu lugar de desembarque logo após o pouso? Quais caminhos ele segue até o local ideal?

Claramente, o caminho que a aeronave faz da pista de pouso até o estacionamento não é aleatório. Os aeroportos são dotados de áreas chamadas "áreas de manobras", cujo emprego se dá, como o nome já entrega: para manobrar as aeronaves. Compreendem estas áreas as pistas de pouso e as pistas de taxi (conexões entre o pátio e as pistas de pouso). As taxiways (pistas de taxi), são nomeadas, em geral por um designador alfabético. Portanto para seguir por elas, uma aeronave precisa de autorização vinda da Torre de Controle (TWR) do aeródromo.  

Vamos imaginar a situação abaixo:


 A aeronave 1 (verde) acabou de pousar e vai para o pátio principal de Brasília. O controle autoriza pelo caminho em azul, porém ele entende de forma equivocada e segue pelo caminho indicado pela seta verde. Porém a aeronave 2 (vermelha) tinha sido autorizada corretamente a seguir por este mesmo caminho. Neste caso, as duas aeronaves se encontrariam frente a frente e isto causaria um transtorno gigante, visto que a manobrabilidade ficaria comprometida.


Para evitar estes problemas, as aeronaves seguem sempre com cautela e coordenação entre si e direta com os controladores para seguirem para os locais desejados/definidos. Uma carta chamada ADC (Carta de Aeródromo) mostra a planta do aeroporto com estes caminhos e todas eventuais restrições e particularidades. Portanto, antes de sair do estacionamento, o piloto já sabe por qual caminho deverá seguir e as outras aeronaves estarão coordenadas para evitar estes conflitos de posição. 

 

Observe abaixo o mesmo trecho acima, de Brasília, em um recorte da carta ADC. O controle teria, por exemplo, emitido a autorização para que a aeronave 1 (verde) livrasse a pista pela Taxiway G, ingressasse então na K, para enfim entrar na L3 para o pátio de aviação comercial. 

Ao mesmo tempo, teria autorizado a aeronave 2 (vermelha), a sair do pátio pela L2, entrando em seguida na H e indo, finalmente até a taxiway A, para então ingressar na pista. Fazendo um desenho próximo a esta imagem abaixo:


     Quando os aeroportos são muito grandes, ainda é possível que haja uma carta mais específica de posição no estacionamento. Esta é chamada PDC, e serve para que os pilotos identifiquem posição específicas de parada dentro de um único pátio do aeroporto.

 

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Abaixo uma ADC de Fortaleza pra você baixar e analisar cada detalhe!