30/12/2020

Como assim o avião é uma gangorra?! Por Cmte. Dantas

     Olá tripulação, daqui o Cmte Dantas e hoje vamos explicar um pouquinho sobre estabilidade longitudinal das aeronaves. De modo geral toda aeronave deve ser estável, isto é, deve apresentar uma tendência de manter-se equilibrada e retornar ao equilíbrio quando afetada sua inércia. 

    A estabilidade longitudinal refere-se ao movimento de arfagem (em torno do eixo lateral da aeronave), de modo mais fácil, quando a aeronave colocar o nariz pra cima ou pra baixo. Se uma aeronave for estável longitudinalmente ao ter esse equilíbrio afetado ela tende a retornar a posição inicial, ou seja, se o nariz for colocado pra cima ela tende a voltar com o nariz para baixo, evitando perdas excessivas de velocidades e consequentemente um estol. Se o nariz afundar, por outro lado, ela irá tentar jogar o nariz pra cima, evitando que a aeronave ultrapasse uma velocidade muito grande e obviamente: vá em direção ao solo. 

    Mas qual a mágica por trás desse equilíbrio? Tudo está ligado diretamente com o balanceamento - distribuição de pesos pelo eixo longitudinal de um avião. Fato absurdamente importante para as aeronaves de todos os portes. O centro de gravidade (CG) deverá estar situado dentro dos limites corretos: o chamado "Passeio do CG", para que a aeronave esteja considerada balanceada e não encontre maiores problemas. 

    Daí, o avião acaba atuando como uma gangorra, por vezes levanta o nariz, por vezes levanta a cauda, sempre em busca do equilíbrio estável. Veja mais no vídeo e bons estudos!