25/10/2023

Piloto de avião pode ter tatuagem?

Já estamos entrando em 2024 e uma das perguntas que sempre escutei em toda vida e continuo escutando a cada caixinha que abro no Instagram é a clássica: Tenho tatuagens (ou piercings), posso mem tornar piloto?

A resposta simples para esse questionamento tão recorrente é: sim!

Mas na realidade, este sim vem do fato de que não existe nenhuma legislação, acordo ou consenso sobre este modo de operação por parte das linhas aéreas. Vindo para o dia a dia a coisa se torna bem mais particular. 

É bem verdade que no passado tatuagens eram extremamene mal vistas e que uma boa parte do público mais conservador continua mantendo alguns costumes sobre a utilização e como esse emprego é feito. 

Mas o fato é que um piloto, assim como os comissários, pessoal de solo, e atendimento, nada mais são do que representantes de uma instituição - de uma empresa. E cada empresa, como insituição privada tem seus valores, regras, e posicionamentos sobre como quer ser representada. Em uma média geral, para a maioria das empresas, caso a tatuagem esteja em um local à mostra do corpo, que não pode ser oculto com as roupas normalmente utilizadas em operação, essa tatuagem pode sim ser efeito de corte nas seleções por fugir dos padrões de aparência esperados pela empresa. No Brasil, a Azul, em 2022, liberou tatuagens e piercings a mostra em seus tripulantes sob afirmação de que este cenário já está de acordo com a realidade brasileira. 

Entretanto a questão é muito complexa e envolve até psicologia pois os dois lados tem bons agurmentos sobre o que a presença de uma marca tão individual pode causa à operação. Resta aos candidatos - e também às empresas - terem bom senso e não exagerarem para nenhum dos lados.